quinta-feira, 1 de abril de 2010

AM 29.03.10 - Grupo do PS coloca Estrada da Circunvalação na Agenda Política.

"Ex.mo Senhor Presidente:

Uma das questões que tem vindo a preocupar os autarcas do PS na Câmara e Na Assembleia Municipal prende-se com a muito falada e sempre adiada requalificação da Estrada da Circunvalação. 
É do conhecimento de todos que, durante o último mandato, o Executivo desenvolveu acções com impacto público, junto dos Municípios vizinhos de Matosinhos, Maia e Gondomar no sentido de ser definida uma estratégia comum, embora faseada, de requalificação desta importante via. 
Notícias nos jornais deram conta de concursos de ideias e mesmo a apresentação de uma candidatura por parte da Junta Metropolitana tendo em vista a intervenção no troço da Circunvalação entre a Praça de Gonçalves Zarco e a Vilarinha. 
Sabemos hoje que tal candidatura foi rejeitada, dado que a Junta Metropolitana não possuía condições para encabeçar a mesma. 
O investimento previsto para a requalificação da Estrada da Circunvalação está estimado em 40 milhões de euros, sendo que desses 40 milhões, 10 seriam afectos ao troço da Circunvalação que faz fronteira com Matosinhos. 
Assim, e num momento em que alguns actores políticos, de forma oportunística e politicamente desonesta, vêm reclamar a afectação ao distrito do Porto de um maior volume de investimento público – mesmo quando criticam no plano nacional esse mesmo investimento – torna-se claro para o PS a necessidade de ver esclarecida a situação no que à Circunvalação diz respeito, a saber: 

-Qual a situação do projecto? 
-O que impede a Câmara Municipal do Porto, líder do processo, de proceder à candidatura no âmbito do POVT?
-Qual timming previsto da candidatura, seu faseamento e os riscos de, mais uma vez, e por mero laxismo e ausência de visão prospectiva, ficar adiada tão importante obra?


P´lo Grupo do PS, Fernando Moreira.
Porto, 29 de Março de 2010."